sábado, 17 de abril de 2010

FONOAUDIOLOGIA
A Fonoaudiologia é uma área da saúde que tem como principal objeto de estudo a comunicação humana. É uma ciência que além de tratar dos distúrbios da comunicação, também promove seu aperfeiçoamento. Conforme a Lei Federal 6965/81, que regulamenta a profissão, o Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz.
Áreas da Fonoaudiologia
Linguagem
O fonoaudiólogo é o profissional habilitado a avaliar e tratar os aspectos relacionados à aquisição, desenvolvimento e distúrbios da linguagem oral e escrita, tais como: desvios fonológicos, gagueira, dislexia, afasias, etc.
Audição
O fonoaudiólogo é o profissional responsável por realizar a avaliação audiológica através dos seguintes exames: audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica, emissões otoacústicas, avaliação comportamental, potenciais auditivos evocados, avaliação vestibular e avaliação do processamento auditivo. Realiza também a reabilitação auditiva através da seleção, indicação e adaptação de aparelhos auditivos, programação do implante coclear e reabilitação vestibular.
Voz
O fonoaudiólogo atua na prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios vocais, na promoção da saúde vocal, e no aperfeiçoamento e estética vocal, principalmente dos profissionais da voz, como cantores, atores, professores, locutores, telefonistas, etc.
Motricidade orofacial
O fonoaudiólogo está habilitado a trabalhar a musculatura da face, da boca e da língua. Nesta área, a atuação pode ter objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala. Onde o Fonoaudiólogo pode atuarConsultórios, clínicas, hospitais, creches, escolas, prefeituras, veículos de comunicação, indústrias, centros auditivos, empresas de telemarketing, e em programas de saúde coletiva e de saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário