sábado, 17 de abril de 2010

A importância da tecnologia na psicopedagogia


“O desejar é o terreno onde se nutre a aprendizagem” (FERNANDEZ, 2001).
A informatização visando à aprendizagem tornou-se uma relevante ferramenta porém ainda pouco utilizada, para a estimulação desta, pois foge da tradicional metodologia utilizada nas escolas.
O computador é uma ferramenta que trás consigo a idéia do novo, de descoberta, mas também certos estigmas. Porém oferece inúmeras possibilidades de trabalho e aquisição de novos conhecimentos.
Na literatura SEYMOUR PAPERT, 1995 refere que nós nos motivamos a aprender o novo quando este tem alguma ligação com o conhecimento prévio ou significativo para nós.
O computador vem para complementar de uma forma lúdica, juntamente com a presença do professor que é indispensável, por este tratar-se do mediador e estimulador, a desenvolver ações que propiciem o aprendizado, tais como soluções de problemas, atividades reflexivas, capacidade de decisão, comparar resultados, representar idéias, refletir sobre sua ação,rapidez de interpretação e respostas, o desenvolvimento lógico temporal e tomar decisões. Ou seja, ajuda não só na estimulação dos problemas de aprendizado, mas também a diminuí-los e preveni-los.
Segundo VYGOSTSKY, 1982, a atividade criadora é uma manifestação exclusiva do ser humano, pois só este tem a capacidade de criar algo novo a partir do que já existe.
Não convém que este seja utilizado de maneira demasiada, de forma que não substitui outros métodos tal como a manipulação do concreto.
No âmbito psicopedagógico favorece o desenvolvimento das funções de percepção, cognição, emoção, neuropsicomotoras( coordenação viso motora, ativação dos dois hemisférios cerebrais, orientação espaço/temporal, controle de movimentos, discriminação, memória visual e memória seqüencial).
Em suma os alunos sentem tanto prazer, e demonstram maior atenção, concentração, interesse, curiosidade e autonomia ao estarem frente a uma ‘máquina” que é quase impercepitivel notar que está em uma situação de aprendizado.

Um comentário:

Elisângela Ribas disse...

Muito bem, é isso mesmo se a proposta de aprendizagem for lúdica o aluno nem percebe que está em uma situação de ensino, o que incomoda muitos estudantes hoje.

Gostei muito do teu blog. A tua foto está muito linda.
Vi que tens vários recursos e aproveitou o espaço para divulgar eventos interessantes. Espero que dê continuidade ao blog. ;-)

Postar um comentário